quarta-feira, 22 de abril de 2009
II Simpósio Lusofônico - Ceará/2009 - Fotos
Vereador Acrisio Sena fazendo a abertura do evento. Foto: Genilson Lima.
Platéia no momento da execução dos Hinos Nacionais Brasileiro e Português. Foto: Genilson de Lima.
14/04 - Composição da mesa na abertura do evento. Dr. Armando Ferreira, Dr. Francisco Brandão, Acrisio Sena, Dr. Gentitli e Dr. Amandio Silva. Foto: Genilson de Lima.
16/04 - Sessão Solene no Plenario da Assembleia Legislativa em Comemoração aos 35 Anos da Revolução dos Cravos.
16/04 - Caio Quinderé e a Banda "Flor da Aurora" no SESC Fortaleza.
Dr. Gentili e representantes das Escolas no evento.
15/04 - Platéia, Dr. Gentili e Dr. Romildo.
15/04 - Alunos, Dr. Romildo e Ana Margarida (momento UNILAB)
15/04 - Ana Margarida, Dr; Romildo e Amândio Silva.
RELATÓRIO - II Simpósio Lusofônico - Ceará/2009.
PÚBLICO: 800 pessoas (alunos e professores da Rede Pública de Ensino Médio e simpatizantes).
Abertura: 150 pessoas.
DIA 14/04 – Manhã: 150 pessoas. Tarde: 70 pessoas.
DIA 15/04 – Manhã: 200 pessoas . Tarde: 150 pessoas.
DIA: 16/04 - Mesa Redonda: 180 pessoas.
TV E RÁDIOS: Lusa- Agência de Notícias de Portugal, Rádio Verdes Mares, TV e Rádio Verdes Mares, TVC de Fortaleza, TV Cidade, TV Fortaleza.
REALIZAÇÃO: Cajazeiras Assessoria de Comunicação, Marketing e Publicidade LTDA, Academia Lavrense de Letras.
PARCERIA: Consulado Honorário de Portugal em Fortaleza, Instituto Américo Barreira – IPAB, Associação Mares Navegados, Câmara Municipal de Fortaleza, SESC.
COORDENAÇÃO: Cristina Maria de Almeida Couto.
APOIADORES: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara do Comércio Brasil/ Portugal – Comércio, Industria e Turismo, Hotel Luzeiros, Revista Língua Portuguesa, Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Movimento Internacional Lusófono – MIL, Nova Águia, Assembléia Legislativa, Academia de Letras de Brasília e Academia de Ciências Sociais do Estado do Ceará..
O II Simpósio Lusofônico – Ceará/2009, foi sediado em Fortaleza, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza e no SESC – A abertura do evento aconteceu no dia 14 de abril de 2009, às 09h15min., com a solenidade de abertura com execução do Hino Nacional Brasileiro e Português. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o Cônsul Honoráriode Portugal em Fortaleza, Francisco Neto Brandão, o vereador e presidente da secção, Acrísio Sena, o presidente da Academia de Brasília de Letras, Dr. José Carlos Gentili, presidente da Associação Mares Navegados, Dr. Amandio Silva e o presidente da Câmara Brasil/Portugal – Comércio, Industria e Turismo, Dr. Armando Ferreira. Encerrada a solenidade, foram feitas as apresentações das Academias, proferida a primeira palestra que teve como tema, “Fernando Pessoa: Intertextualidades” com o palestrante Linhares Filho. Depois foi realizada uma homenagem a Dom Helder Câmara pela Academia de Escrita e Leitura do Colégio Maria Ester sob a coordenação da diretora e professora Fátima Lemos. Foi servido um café da manhã cortesia do IPAB.
14/04 – Tarde – Reabertura dos trabalhos as 15 horas no SESC Iracema com a palestra “A Literatura de Cordel no Cariri Cearense”, proferida pelo prof. Émerson Lacerda, apresentação do cordelista Luciano Carneiro. Em seguida a Inauguração da Exposição fotobibliográfica “Agostinho da Silva, Pensamento e Ação" e a Projeção do filme "Agostinho da Silva, um pensamento vivo" do cineasta João Rodrigo de Mattos. Coquetel e apresentação da Banda Flor da Aurora.
15/04 – Às 8h30min. Abertura dos trabalhos com a palestra Cooperação Sul-Norte. O Terceiro Setor e os Movimentos Sociais, proferida pelo membro do Conselho Editorial da revista Nova Águia e da Comissão Coordenadora do Movimento Internacional Lusófono – MIL; Dra. Ana Margarida Esteves. As 9h30min. Palestra: Agostinho da Silva e a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Palestrante: Dr. Amandio Silva, presidente da Associação Mares Navegados. Logo após, às 10h10min. palestra “Projeto Memória Cultural”, com o palestrante Dr. Romildo Azevedo, membro da Associação Nacional dos Escritores – ANE e vice-presidente da Academia de Letras de Brasília. Às 11 horas foi aberto debates dos temas anteriores. Às 12h30min pausa para o almoço. Às 14h30min, retorno ao local do evento e deu-se inicio aos trabalhos da tarde com a exposição do projeto da UNILAB – Universidade Luso-Afro-brasileira, roferida pela professora e coordenadora para Assuntos Internacional da UFC – Dra. Maria Elias. As 15h15min foi proferida pelo Dr. Ednilo Soarez a palestra“O Realismo em Portugal no século XIV na obra de Ortigão Ramalho.” As 16horas, o Deputado Federal José Fernando Aparecido proferiu uma palestra sobre A Lusofonia e o Desenvolvimento da CPLP. Para encerrar Dr. José Carlos Gentili, presidente da Academia de Letras de Brasília, proferiu a palestra que teve como tema “Os Açores e o Continente de São Pedro”. Ás 17h30min. O evento foi encerrado com a assinatura do "Protocolo de Intenções Culturais entre o Simpósio Lusofônico de Fortaleza e a Academia de Letras de Brasília.
16/04 - 9h – Mesa Redonda sobre o Acordo Ortográfico.
Sugestões de Componentes: Dr. Francisco Brandão, Dr. Amandio Silva, Prof. Batista de Lima, Dra. Ana Margarida Esteves, Profª. Lidiana Maciel, Jeová Batista e Dr. João de Lemos.
ENCERRAMENTO: Às 19 horas participamos da Comemoração dos 35 anos da Revolução dos Cravos na Assembléia Legislativa. Iniciativa do deputado estadual Artur Bruno que na ocasião homenageou o embaixador de Portugal no Brasil, Dr. João Salgueiro. Estiveram presentes ao evento a comunidade portuguesa, a Academia Lavrense de Letras, a Academia de Ciências Sociais do Estado do Ceará, o presidente da Associação Mares Navegados, Dr. Amandio Silva, o presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, Dr. Rômulo Soares e o presidente da Câmara Brasil/Portugal – Comercio, Industria e Turismo, Dr. Armando Ferreira, o Cônsul Honorário de Portugal em Fortaleza, Dr. Francisco Brandão e o ex-embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Paes de Andrade. Depois foi oferecido um jantar no restaurante Nostradamus.
AGRADECIMENTOS: Vereador Acrisio Sena; deputado federal Eudes Xavier; deputado federal José Fernando Aparecido; deputado estadual Sarto; deputado federal José Guimarães; presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, Dr. Rômulo Soares; presidente da Câmara Brasil/Portugal – Comércio, Industria e Turismo, Dr. Armando Ferreira; ao Cônsul Honorário de Portugal em Fortaleza, Dr. Francisco Brandão; coordenadora do IPAB – Instituto de Pesquisa Américo Barreira, profª. Luisa Lins e aos membros: Leonardo, Moacir, Clivaneide e Gizelda; presidente e vice-presidente da Academia de Letras de Brasília, Dr. José Carlos Gentili e Dr. Romildo Azevedo, presidente da Academia de Ciências Sociais do Estado do Ceará, Dr. João de Lemos; Secretário Geral e diretor executivo da Academia Lavrense de Letras, Jeová Batista e prof. Gilson Maciel; e aos acadêmicos: Émerson Monteiro e prof. Batista de Lima; presidente da Associação Mares Navegados, Dr. Amandio Silva; membro da coordenação editorial da revista Nova Águia, Ana Margarida Esteves; ao prof. Linhares Filho e Mariazinha; aos cordelistas Luciano Carneiro e Luciene, a poeta Cristina Santos; ao presidente da Fecomércio Luiz Gastão; ao coordenador de Cultura do SESC, Caio Quinderé; ao grupo musical Flor da Aurora; aos amigos Solário Favela e Sandra Vendas; João Rodrigo da Silva e aos diretores, professores e alunos das Escolas Públicas que abrilhantaram o evento com a presença e participação.